CPV003 – Alambique Cambéba – Alexânia – GO
top of page

CPV003 – Alambique Cambéba – Alexânia – GO

Alô compadre, Alô comadre! A prosa de hoje é com Galeno & Thiago. Pai e filho que juntos, são os proprietários do Alambique Cambéba, com uma tradição que vem sendo passada de geração em geração, desde 1808, do Ceará para o Goiás. Vai assuntando…

 

História

A fabricação da cachaça CAMBÉBA remonta ao século XIX, quando o então Sargento Mor (hoje Capitão) José Félix de Azevedo e Sá, conheceu o processo de produção da cachaça, em 1808, na ocasião em que conduzia para a Cadeia Pública de Recife (PE), vários corsários franceses, aprisionados por ele em combate, na cidade de Pecém, costa cearense. Encantado com o produto e seu processo produtivo, trouxe então para seu sítio, de nome Cambéba, localizado na cidade de Soure, atual Caucaia, no estado do Ceará. Assim iniciou-se o processo fabril, que permanece na família a sete gerações. Após a desapropriação do Porto de Pecém, os descendentes de José Félix de Azevedo e Sá, migraram para à região Centro Oeste, onde hoje é produzida a cachaça CAMBÉBA, na cidade de Alexânia (GO).


 

Produção

O alambique CAMBÉBA conta com um parque fabril moderno e equipado, com controle em toda sua linha de produção, onde a levedura é produzida no laboratório da empresa, tendo a temperatura da fermentação controlada por software próprio, e em sua destilação, aproveitando somente a parte nobre, conhecida como coração (80%), enquanto o restante (20%) é descartada.

Toda sua produção é certificada como 100% orgânica a nível mundial, acrescida de outras exigências para o mercado europeu, tendo seu Carbamato de Étila em torno de 6% ppm, percentual baixíssimo em se tratando de produto fermentado, quando a legislação brasileira limita em 150ppm.

Esse índice só foi alcançado e mantido pelo processo para produção envolvendo desde do preparo do solo, escolha das variedades da cana de açúcar, corte, transporte, moagem fermentação, destilação e envelhecimento.

 

Alambique Cambéba:

Redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Contatos: (62) 3336-2220 | (62) 99700-1961

E-mail: cambeba.bra@cambeba.com.br | cambeba.usa@cambeba.com.br

 

Localização:

 

Gostou do conteúdo? Então Curta, Comente e Compartilhe. Assim você ajuda a esparramar Cachaça, Prosa & Viola por esse mundão de meu Deus!


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page