CPV005 – Macedo & Mariano – Conversando com a Viola
top of page

CPV005 – Macedo & Mariano – Conversando com a Viola

E na prosa de hoje, Luiz Borges convida para a mesa do Cachaça, Prosa & Viola, a dupla caipira Macedo & Mariano. Ambos naturais de Brasília DF, se conheceram em uma roda de cantoria, em meados de 2004. A partir daí decidiram formar a dupla tendo como foco principal a manutenção e projeção da Cultura Caipira. Vai assuntando…


Macedo

Hernando Macedo de Carvalho, nascido em 18/12/1980, foi doutrinado a preservar sua Cultura de Músico Caipira através de sua família materna.

 

Mariano

Elizeu José Dourado Filho, o Mariano, nascido em 25/12/1980, foi incutido a tocar viola por gosto de seus pais.

 

A Dupla

O Imaginário de seus pais formaram raízes no pensamento e no coração de Hernando e Elizeu. A vida do interior e o modo simples de resolver os reveses do dia-a-dia foram passados de pais para filhos. Assim se define, em linhas gerais, o início da trajetória cultural que a dupla Macedo & Mariano carrega consigo.

Ambos naturais de Brasília DF, se conheceram em uma roda de cantoria, em meados de 2004. A partir daí decidiram formar a dupla tendo como foco principal a manutenção e projeção da Cultura Caipira, utilizando a Viola Caipira como fio condutor de seus projetos. Ao longo destes mais de dez anos de trajetória na música caipira, conseguiram alcançar certo reconhecimento dentro deste meio. Foram premiados em 2009 no Festival SESI VIOLEIROS, com a gravação de uma faixa autoral. Isso permitiu impulsionar a carreira da dupla pois, no ano seguinte (2010), foram convidados a compor uma coletânea de reconhecimento notório dentro do Universo da Viola Caipira (Coletânea Viola Viva Vol. III).

Em Taguatinga DF, foram idealizadores e produtores do encontro anual de violeiros intitulado Capital Viola entre 2009 à 2012, e apoiadores do projeto denominado Trinca Caipira em sua primeira e segunda edição .

Ao final do ano de 2015, Macedo & Mariano, lançaram o primeiro CD de carreira, Conversando com a Viola. Em 2016 conseguiram divulgar o CD em vários eventos de iniciativa pública e privada.

Em meados de 2017, produzem o show Recorte Histórico da Música Sertaneja de Raiz, em que a Viola Caipira é destacada em todo o repertório, sendo a protagonista dos principais solos e arranjos. Este show consiste em demonstrar ao publico parte da trajetória que a Música Sertaneja de Raiz percorreu, se iniciando com a primeira canção gravada, até as mais contemporâneas. Este espetáculo circulou por vários locais em 2018.

Em 2019, a dupla estreou o projeto Viola em Quatro Cantos, que se tratou de uma circulação da dupla em locações publicas do DF, este projeto também abriu janelas à outras(os) artistas da cidade ligadas(os) a Viola Caipira, o que se desdobrou positivamente no aspecto de ampliação de público.

Redes Sociais: Facebook | Instagram

 

Ouça no Spotify

 

Ficha Técnica

Músicos Participantes: Violões: Vanderley / Mariano; Viola Caipira: Vanderley / Macedo; Baixo: Fabinho; Percussão: Morango; Sanfona: Zezinho Borges; Mixagem e Masterização: Studio GR1 por Grillo Rocha;


Citado no Episódio:




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page