CPV021 – Siga bem, Caminhoneiro

Os caminhoneiros sempre exerceram papel importante para o Brasil, principalmente quando pensamos no interior do nosso país. Tanto é assim que eles são inspiração não apenas por conta das frases de para-choque, mas também pelas músicas e filmes que tinham o motorista de caminhão como protagonista.

Nos dias atuais, muitos profissionais estão na linha de frente no combate ao COVID-19. Os motoristas de caminhão são um deles. Fica clara a importância desses profissionais para manter o abastecimento das grandes cidades e manter funcionando hospitais, postos de combustíveis, farmácia, mercados e outros serviços essenciais para toda a população.

Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes, o modal rodoviário corresponde a 60% da matriz do transporte de cargas no Brasil, onde a categoria é formada por profissionais que têm, em média, 18 anos de profissão e mais de 44 anos de idade.


Essa é a grande razão para valorizar os profissionais que optam pelo caminhão como profissão. Afinal, os veículos pesados são parte fundamental na logística eficiente de circulação de todo tipo de mercadoria no País. Sem os caminhões o Brasil teria dificuldade com o escoamento de tudo o que é produzido. E a vida dos brasileiros seria um caos.

Frases de para-choque


Uma das coisas que aproximam o Cachaça, Prosa & Viola dos caminhoneiros, são as frases de para-choque ditas no início de cada episódio.

Quando eu era criança, fazia algumas viagens de carro, com meus pais, para o nordeste, durante as férias escolares. E na estrada, além das músicas que tocavam no RoadStar Auto-Reverse, durante os quase três dias de estrada, uma boa distração era colecionar as frases pintadas nos para-choques dos caminhões. Eu anotava as frases que achava legais em uma caderneta.


Aí, na montagem da abertura do podcast, resolvi inserir as frases de para-choque, pois eu as considero uma espécie de pílula filosófica da estrada…

Os primeiros registros de frases de para-choque de caminhão surgiram no Brasil na década de 50. As letras eram desenhadas uma a uma no estilo filateado, que é uma técnica de pintura argentina, datada do século XIX. Inicialmente usavam essa técnica pra enfeitar as carroças e com o tempo passaram a ilustrar os caminhões de Los Hermanos.


Com as vindas às terras brasileiras para trazer ou buscar cargas, os nossos caminhões também foram incorporando essa moda com as frases que, muitas vezes, eram um recado e, em outras — a maioria —, só queriam divertir mesmo.


Mas foi nos anos 80 que as frases de para-choque de caminhão tiveram seu auge, principalmente para personalizar ainda mais os caminhões, que já vinham se transformando em um lar sobre rodas. O investimento em conforto e demais itens precisava contemplar também a escolha da frase que ia representar o pensamento do motorista.


As frases, que sempre são curtas para caber no para-choque, podem rimar ou não e trazem diversos significados. Obviamente, queriam transmitir uma mensagem, revelando muitas vezes alguma informação do dia a dia do caminhoneiro.


O objetivo, em geral, era que a frase fosse engraçada, trouxesse alguma inspiração, ou, ainda, transmitisse os sentimentos e a identidade do motorista. Além disso, também era uma forma de “carregar” a família consigo durante as longas viagens, tanto que muitas delas são inspiradas nas mulheres ou nos demais parentes.

Atualmente, não se veem tantos caminhões com frases em seus para-choques por conta da terceirização de frotas, que, em geral, apresenta veículos que obedecem a certas padronizações.


Mas, com certeza, criou-se uma espécie de “cultura do caminhoneiro” que nunca vai morrer, pois muitas das frases passam lições de vida. E ainda podemos encontrar diversas delas espalhadas pela internet.


cpv-bg-004.png

QUER APOIAR?

A partir de R$1,99 você já pode apoiar!

É muito mais barato que uma dose de cachaça

no Botecão do Assis.

cartinhas

Elogios,

Sugestões, Críticas?

Envie uma cartinha 

telegram

Faça parte do nosso grupo de ouvintes no Telegram

SOCIAL

Siga, Curta, Comente e Compartilhe nossas postagens nas redes sociais

ITUNES

Deixe 5 Estrelas no iTunes e também um breve comentário

Audio.ad.png

Conectando as marcas com seus consumidores

através do poder do áudio digital.

Inscreva-se pra receber novidades

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • YouTube

© 2020 Cachaça, Prosa & Viola

Taguatinga, Brasília, DF, Brasil

email: contato@cachacaprosaeviola.com.br