CPV033 - Volmi Batista - Batuques e Calangos
top of page

CPV033 - Volmi Batista - Batuques e Calangos

E a prosa de hoje é com Volmi Batista. Produtor musical, radialista, violeiro e cantador, que sempre defendeu a bandeira da autêntica cultura popular de raiz. Apesar de ser Coromandelense, se considera um brasiliense, pois dos seus sessenta e três anos de vida, cinquenta foram vividos aqui na Capital Federal. Vai Assuntando...


Batuques & Calangos


Batuques e Calangos é resultado do recolhimento ao longo de vários anos de obras que compõem o universo da cultura popular tradicional de parte do Brasil, conhecida como centro-sul e da vivência do intérprete e compositor Volmi Batista.


Reunindo cantorias de compositores que apresentam em seus trabalhos a mesma preocupação com a valorização das linguagens rítmicas e orais do nosso sertão interior, como Juraildes da Cruz, Rubinho do Vale e Téo Azevedo, assim como composições de mestres populares e devotos, como Dona Gercina, Edmilson e Rosemiro. Acrescentando-se ainda canções de domínio público e próprias, o CD Batuques e Calangos apresenta um desfile de ritmos diversos: relacionando-se com a temática do projeto, além do batuque e do calango, pagode de viola, folia e congada ilustram essa diversidade rítmica, que se soma aos temas das canções, que versam sobre os costumes e histórias do povo do interior brasileiro chamado sertão – um povo que canta, reza e dança em harmonia com a natureza e seus elementos.


Nesse álbum Volmi Batista se aventura com duas composições em parceria com o multi-instrumentista, cantador e conterrâneo João Antônio Galba: "Mês de Agosto", em um estilo rock rural, fala do mês que nasceu e sua influência no cerrado, por fazer a transição entre as estações do inverno e primavera. "Calango Bambo" é uma brincadeira entre o ritmo e o bicho calango e seus mitos.


Os batuques e calangos são matrizes de vários ritmos e estilos de cantorias populares de hoje, como os diversos tipos de sambas, pagodes e cantos de trabalho que se fazem presentes nas festas populares tradicionais de quase todo o país. Geralmente de origem afro, os nomes desses ritmos vem dos instrumentos de percussão usados e com a interação com meio ambiente onde ele é praticado.


O Projeto Caboclo é uma referência etnográfica a uma das figuras mais emblemáticas da formação do povo brasileiro, por ser o resultado de todas as raças e não estar vinculado a cor, religião ou regionalismo – o caboclo. Dessa forma, o projeto pretende atuar com as mais diversas linguagens da cultura popular tradicional brasileira e nos mais diferentes formatos, contribuindo na missão de gerar visibilidade a esse rico e pouco conhecido sertão profundo do nosso Brasil.


Batuques e Calangos inaugura esse projeto exemplificando o que pode e deve ser exposto aos olhos e ouvidos, principalmente a caboclinhas e caboclinhos futuros do Brasil.


 

Ouça

 

Projeto Viola Central


Veja como foi o primeiro contato de Volmi Batista com a Viola Caipira:



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page