CPV033 - Volmi Batista - Batuques e Calangos

E a prosa de hoje é com Volmi Batista. Produtor musical, radialista, violeiro e cantador, que sempre defendeu a bandeira da autêntica cultura popular de raiz. Apesar de ser Coromandelense, se considera um brasiliense, pois dos seus sessenta e três anos de vida, cinquenta foram vividos aqui na Capital Federal. Vai Assuntando...


Batuques & Calangos


Batuques e Calangos é resultado do recolhimento ao longo de vários anos de obras que compõem o universo da cultura popular tradicional de parte do Brasil, conhecida como centro-sul e da vivência do intérprete e compositor Volmi Batista.


Reunindo cantorias de compositores que apresentam em seus trabalhos a mesma preocupação com a valorização das linguagens rítmicas e orais do nosso sertão interior, como Juraildes da Cruz, Rubinho do Vale e Téo Azevedo, assim como composições de mestres populares e devotos, como Dona Gercina, Edmilson e Rosemiro. Acrescentando-se ainda canções de domínio público e próprias, o CD Batuques e Calangos apresenta um desfile de ritmos diversos: relacionando-se com a temática do projeto, além do batuque e do calango, pagode de viola, folia e congada ilustram essa diversidade rítmica, que se soma aos temas das canções, que versam sobre os costumes e histórias do povo do interior brasileiro chamado sertão – um povo que canta, reza e dança em harmonia com a natureza e seus elementos.


Nesse álbum Volmi Batista se aventura com duas composições em parceria com o multi-instrumentista, cantador e conterrâneo João Antônio Galba: "Mês de Agosto", em um estilo rock rural, fala do mês que nasceu e sua influência no cerrado, por fazer a transição entre as estações do inverno e primavera. "Calango Bambo" é uma brincadeira entre o ritmo e o bicho calango e seus mitos.


Os batuques e calangos são matrizes de vários ritmos e estilos de cantorias populares de hoje, como os diversos tipos de sambas, pagodes e cantos de trabalho que se fazem presentes nas festas populares tradicionais de quase todo o país. Geralmente de origem afro, os nomes desses ritmos vem dos instrumentos de percussão usados e com a interação com meio ambiente onde ele é praticado.


O Projeto Caboclo é uma referência etnográfica a uma das figuras mais emblemáticas da formação do povo brasileiro, por ser o resultado de todas as raças e não estar vinculado a cor, religião ou regionalismo – o caboclo. Dessa forma, o projeto pretende atuar com as mais diversas linguagens da cultura popular tradicional brasileira e nos mais diferentes formatos, contribuindo na missão de gerar visibilidade a esse rico e pouco conhecido sertão profundo do nosso Brasil.


Batuques e Calangos inaugura esse projeto exemplificando o que pode e deve ser exposto aos olhos e ouvidos, principalmente a caboclinhas e caboclinhos futuros do Brasil.



Ouça


Projeto Viola Central


Veja como foi o primeiro contato de Volmi Batista com a Viola Caipira:



cpv-bg-004.png

QUER APOIAR?

A partir de R$1,99 você já pode apoiar!

É muito mais barato que uma dose de cachaça

no Botecão do Assis.

cartinhas

Elogios,

Sugestões, Críticas?

Envie uma cartinha 

telegram

Faça parte do nosso grupo de ouvintes no Telegram

SOCIAL

Siga, Curta, Comente e Compartilhe nossas postagens nas redes sociais

ITUNES

Deixe 5 Estrelas no iTunes e também um breve comentário

Audio.ad.png

Conectando as marcas com seus consumidores

através do poder do áudio digital.

Inscreva-se pra receber novidades

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • YouTube

© 2020 Cachaça, Prosa & Viola

Taguatinga, Brasília, DF, Brasil

email: contato@cachacaprosaeviola.com.br